PT | EN

o lugar

“Sorria gostoso, você está em Trancoso”. Aqui, é fácil seguir o ditado popular. Com falésias dramáticas, coqueirais tombando, areia branca infinita, mar calmo de águas cristalinas, corais coloridos, rios e manguezais, a natureza convida a nos conectarmos com o mundo e com nós mesmos.

O Condomínio Outeiro das Brisas, onde está localizada a Pousada, fica na parte alta de uma falésia, de onde se descortinam as deslumbrantes praias do Espelho, Outeiro e Amores. O sol forte e o céu azul prevalecem praticamente o ano inteiro – e as chuvas são bem distribuídas ao longo dos meses. Mesmo com o calor, a brisa corre solta e constante, afastando a umidade e refrescando os visitantes desacostumados às altas temperaturas.

As praias são mansas e mornas. O equilíbrio se reflete não apenas no clima, mas no estilo rústico-chique, do mesmo modo que em sua localização: de um lado, a badalada vila de Trancoso, do outro, a isolada Caraíva, onde se chega de canoa. Entre esses dois lugares, a Pousada e as Praias:

 
 
 

praia do espelho

a 400 metros da Pousada
Emoldurada por falésias e coqueiros, esta praia mansa de águas transparentes é famosa por seus recifes e pelo ton-sur-ton de turquesas e esmeraldas da água. Plana, perfeita para caminhar e dar longos mergulhos, a praia ganha pequenas piscinas quando a maré baixa, formando brilhantes espelhos d'água. No caminho, há diversos restaurantes e bares simpáticos, onde se pode apreciar petiscos de peixe e frutos do mar, ou bebericar uma água-de-coco, vendo o pôr-do-sol.

praia dos amores

a 500 metros da Pousada
Entre duas pontas de falésia, a pequena praia ganha ainda mais encanto pela lenda que deu origem ao seu nome: com a maré alta, muitos casais que iam até ali para namorar ficavam presos e isolados pela água. Para chegar a esse refúgio, basta uma curta caminhada a partir da ponta esquerda da Praia de Curuípe, com a maré baixa – sempre de olho na tábua das marés, para saber a hora de voltar.

praia do outeiro

a 700 metros da Pousada
A mais deserta das praias é exclusiva do Condomínio Outeiro das Brisas. Não há barracas ou quiosques, com exceção do Clube do Outeiro, que atende os hóspedes da pousada Brisas do Espelho. Também conhecida como Praia de Setiquara, é cercada por recifes e excelente para a prática de snorkeling na maré baixa.

trancoso

 

A 26 quilômetros (30 minutos de carro) da Pousada Brisas do Espelho, Trancoso é considerada uma das vilas jesuítas mais antigas do mundo. Conta-se que foi ali, no rio dos Frades, que a esquadra de Pedro Álvares Cabral aportou em 1500. Décadas depois, em 1586, os jesuítas ergueram a Igreja de São João Batista, ícone do Quadrado – o imenso gramado, cercado de casinhas coloridas, onde tudo acontece. Esta praça, no coração do vilarejo, foi declarada Patrimônio Histórico Nacional pela UNESCO.

Saiba Mais

caraíva

 

Entre o rio e o mar, esta charmosa vila de 600 habitantes, a 25 quilômetros da Pousada, tem ruelas de areia fofa, sem endereço, onde carros não entram e o transporte de malas é feito em carroças. Na pequena Caraíva, a vida passa vagarosamente, no ritmo das águas do rio, ora cheio, ora mais raso, mudando constantemente a paisagem.

Como a luz elétrica chegou ali apenas nos últimos anos, os caminhos são pouco iluminados, mas tranquilos. Prepare-se para dançar forró, comer pastel e caminhar na areia fofa escaldante –com um bom par de chinelos, que não pode faltar na bagagem.

Caraíva é banhada pela praia de mesmo nome, que concentra os bares, restaurantes, e o movimento da alta temporada. As outras praias da região, como Satu e Juacema, têm acesso apenas por trilhas ou por barco –a escolha depende da tábua das marés. A partir da Pousada, a visita a vila pode ser feita a pé, de barco ou de carro.

cultura local

 

A cultura baiana é uma das mais ricas do Brasil, resultado da miscigenação entre os índios nativos, os portugueses colonizadores e os negros vindos da África. Berço das mais diversas manifestações, com ênfase na religiosidade, na culinária e na música, a Bahia apresenta em seu tabuleiro de atrações uma viagem pela história do Brasil.

Das igrejas monumentais ao artesanato pitoresco das cidades do interior, passando pela crença no candomblé, aos rituais do folclore local, o estado se desdobra em festejos e celebrações coloridas e cheias de fé, movidas por um povo gentil e alegre.

Não por acaso a Bahia é definida como “terra da felicidade”, na voz do compositor Caetano Veloso, um de seus filhos mais ilustres. Bahia de Iemanjá, das fitinhas do Bonfim, de todos os santos e orixás. Terra da capoeira, da moqueca e do acarajé. Na pousada Brisas do Espelho, o hóspede vai sentir a energia, o ritmo e o tempero que só a Bahia tem.

sustentabilidade

 

A busca pelo equilíbrio ambiental é uma preocupação da pousada Brisas do Espelho. A começar pelo projeto arquitetônico, totalmente integrado ao entorno, que privilegia o uso de madeira de reflorestamento e matérias-primas naturais da região.

Esse cuidado se reflete também no impacto positivo na comunidade em que a Pousada está inserida. Apoiamos o trabalho do Instituto Arte Itaporanga, que realiza um bonito projeto de inserção social, a partir do contato das crianças com a arte.

Tudo, aqui, funciona graças ao investimento na formação de colaboradores, priorizando a mão-de-obra local, os artesãos da região e a utilização de produtos frescos, cultivados e colhidos por perto, respeitando a sazonalidade e as épocas de defeso dos frutos do mar.