PT | EN

trancoso: curiosidades e fotos

A 26 quilômetros (30 minutos de carro) da Pousada Brisas do Espelho, Trancoso é considerada uma das vilas jesuítas mais antigas do mundo. Conta-se que foi ali, no rio dos Frades, que a esquadra de Pedro Álvares Cabral aportou em 1500. Décadas depois, em 1586, os jesuítas ergueram a Igreja de São João Batista, ícone do Quadrado – o imenso gramado, cercado de casinhas coloridas, onde tudo acontece. Esta praça, no coração do vilarejo, foi declarada Patrimônio Histórico Nacional pela UNESCO.

A antiga vila de pescadores parou no tempo até os anos 70, quando os hippies (re) descobriram o lugar. Hoje, com várias opções de gastronomia, arte, artesanato e algumas lojas de grifes, ganhou fama internacional. Veranistas e celebridades do mundo todo buscam em Trancoso seu lugar ao sol. O vilarejo tem também a noite mais agitada do sul da Bahia, contribuindo para uma atmosfera hippie-chique descolada.

No Quadrado, o cenário é iluminado por velas e lanternas, com as pessoas nas mesas dos bares e restaurantes, fazendo um burburinho bom. Na noite estrelada, o mar espelha a lua de prata. Com sorte, uma estrela cadente risca o céu, sugerindo novos desejos